Pular para o conteúdo principal

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo.
Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então.
Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação.
No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção.
Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma:


1 - ParisTech
Não sei quase nada da concorrência pra lá, só sei que tem uma prova escrita (a mesma da "X") e uma entrevista. Vou confirmar com um cara de casa, mas acho que pode prestar no terceiro e quarto ano.
Aberto a todas as engenharias.


2 - Polytechnique
Essa, como eu disse, é osso. Pode prestar no segundo e terceiro ano, sendo mais garantido no terceiro, pois tem matérias cobradas que são do 5° ou 6° semestre. A concorrência tem prova escrita ( mesma da ParisTech), entrevista, e provas orais em inglês de matemática (conte com Álgebra Linear ) e física.
Aberto a todas as engenharias. Implica em não inscrição para as Centrales.


3 - Supeléc
O processo mais sossegado de todos, até 2011 pelo menos. Minha única preocupação foi uma entrevista em inglês, feita, inclusive, por um brasileiro. Além de levarem em conta o desempenho acadêmico ( não pense que eles não olham suas notas só porque tem uma entrevista ), eles perguntaram pros candidatos principalmente sobre se bancar lá na França e não querer voltar pra casa por saudade da família.
Essa última pergunta aconteceu em especial porque um aluno tinha ido e voltou com uma semana só lá. Ou seja, vaga e alojamento desperdiçados pela Universidade de lá. Já sobre se bancar, o que aconteceu é que não rolou bolsa pública pra quem foi em 2010, então teve gente não aceitou bolsa privada e acabou tendo que se bancar. Não que estejam mal, muito pelo contrário.
Aberto apenas para engenharias Elétrica e de Computação ( FEEC).


Enfim, as
4 - Écoles Centrales
Nessa o processo é muito pior pelo preparo que antecede a seleção do que a seleção em si. O processo, que só aceita inscritos do segundo ano,  leva em conta uma pré-seleção por unidade de ensino ( instituto de engenharia dentro da UNICAMP), uma seleção geral entre as engenharias e uma entrevista pelo comitê dos franceses.
Com preparação eu quero dizer tão somente tirar notas ALTÍSSIMAS em todas as matérias. Isso é necessário pois as etapas dependem dos seguintes requisitos:

  • Pré-Seleção - estar entre os  10 maiores CR's da unidade (não do curso, da UNIDADE)
  • Seleção - estar entre os 25 maiores CRP's das engenharias

Assim, não adianta nada ter um CR 1 se sua turma toda tiver CR 0,99 e seu CRP for uma merda.
Mas isso quase nunca acontece, na maioria dos institutos um CR próximo de 0,875 é o suficiente.
Estando entre os escolhidos, pode ter certeza que não levarão mais suas notas em conta ( afinal, é osso querer comparar nota entre os 25 melhores da UNICAMP).


No próximo post dicas sobre a entrevista das Écoles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

GoldenArt - "Parce qu'il faut que ça reparte..."

Eu ia começar o post com o resultado das campanhas BDA, mas, como "il faut que ça reparte" vamos a assuntos mais novos. Na semana das eleições e resultados, começaram de cara as campanhas pro BDE, equivalente do Centros Acadêmicos no Brasil. Com a diferença que aqui eles são levados a sério, e realmente trabalham pela universidade, organizando eventos, clubes, uma recepção de um mês inteiro e ainda representando os alunos perante a école. Dessa vez participaram 5 listas, sendo que apenas 2 eram sérias.  1) Os Born This Way, que estavam formados há muito tempo, e muito bem organizados 2) Os The Pink Pantheory (trocadilho com Big Bang Theory e a Pantera Cor-de-Rosa), que eram na verdade uma colcha de retalhos formada por uma lista BDA e uma lista BDS que foram eliminadas da concorrência - segundo os bureaux atuais, as campanhas não comportam mais que 4 listas. 3) Os Rugbeaux, que concorreram só pela piada, com a lista "Les Enfoirés" (algo como "canalhas&