Pular para o conteúdo principal

1, 2, 3 e "Vichy"!

É, já faz uma semana que não escrevo nada, nada. Bora arrumar isso!

Durante a semana nada de muito diferente fora a gente ter começado a correr na borda do Rhône - SENSACIONAL. É um lugar muito bonito, e é muito utilizado pelos moradores de Lyon. A tarde tem gente em todos os pedaços de grama que tem por ali, e muita gente de bicicleta, caminhando...

No fim de semana eu fiquei passeando por Lyon com o pessoal de Vichy ( a Pati Nallin, o Luiz Gustavo, João Nietto e dois que eu não conhecia do Brasil - uma outra Patrícia e o Bruno Lenz ). Eles chegaram no sábado de manhã, as 9h10. Mas antes de contar como tudo se passou, uma pequena digressão.

Como eu sou incapaz de dizer não pra um rolê, não importa meus planos pro dia seguinte, sexta fomos num Bar-Barco chamado "Ayers Rock Boat", achei bem legal o lugar, tem uma vista incrível. Pena que a música deixe a desejar. O único problema é que eu acabei indo dormir ultra-tarde ( leia-se 5h30 ), e tinha que ir buscar o pessoal na Gare cedinho. Daqui em diante começa a nossa pequena Odisséia em Lyon.

Primeiro que a gente tava completamente descruzado, eu esperando eles desde as 8h30 em uma Gare e eles chegando em outra. Arranjamos isso nos encontrando na Praça Bellecour ( a do Luís 14 ). Lá eles foram pro ofício de turismo e compraram um "cartão da cidade" (25 euros), que permite pegar transporte público a vonts e entrar em todos os museus na faixa, fora um passeio de barco e um teatro de fantoches típico daqui. Vale a pena pra fazer tudo o que tem na cidade, sem se preocupar com pagar na entrada. Mas é bom estar preparado pra correr, porque já que pagou o cartão é bom aproveitar o máximo!

Depois disso a gente deu uma andada pelo centro, passando nas praças importantes e nos edifícios todos do centro. Depois de uma parada na fonte da Place des Terraux, fomos pro hotel* que eles tinham comprado pra eles deixarem as malas. Como somos todos brasileiros, rolou uma bela duma farofada. Os Eiffels comem bastante besteira, eu achei bem engraçado. Eles tinham muita comida nas malas, acho que era o que mais pesava. Desde suquinhos de laranja até bolinhos da kinder e croissants de chocolate.

Depois de sujar toda a cama dos caras de farelo, voltamos ao passeio, fomos pra Vieux-Lyon. Após um pouco de caminhada na cidade antiga e compra de souvenires, eles foram no Museu de Miniaturas de Cinema. Eu não fiz questão de entrar, então fiquei do lado de fora. Enrolamos até as 16h e eles foram pro teatro de fantoches. Como eu acho bastante "creepy", voltei p casa para tomar um banho e falar com os meus pais. Marcamos de nos encontrar de novo as 19h na mesma estação, pra ir comer nos restaurantes típicos - os já citados Bouchons.

Nessa hora encontramos ainda o Dello e o Julio (Poli/Toulon). Fomos em um bouchon que não era tão legal quanto o outro, mas que ainda assim tinha a comida muito boa. Só não curti muito o prato que eu pedi, o gosto era estranho. Nesse momento, após uma breve pesquisa online, descubro que era intestino e estômago de porco. Vale a pena para provar, mas eu poderia ter escolhido outra coisa. A refeição foi bem engraçada, era muita gente e a atendente tava um pouco mal-humorada, então demorava horas pra gente ser atendido, fora o tempo que ela demorava pra anotar tudo e a bagunça até a gente mesmo decidir o que queria.

Depois disso os Eiffel foram no passeio de barco, enquanto eu, Júlio e Dello fomos dar uma volta - ou seja, fomos beber  algo. Após uma horinha e um pint no Boston voltamos pra pega-los e voltamos pro bar. Dando meia-noite voltamos, pra eles não perderem o último tramway para voltar pro hotel.

Dia seguinte acordamos cedo e às 8h peguei os meninos no metro pra guardar as bolsas deles em casa. Foi engraçado eu e o João entrando pé ante pé com 6 malas, mas deu tudo certo, ninguém acordou. Daí começou um momento "24 horas", a gente fazia tudo muito rápido.

1)Fomos à missa da Basílica de Fourvière, foi bem bonita.
2)Teatro Galo-Romano, os caras putos por terem de subir tanta escada
3)Museu Galo-Romano. Melhores comentários foram da pati: "ah, se eu acho isso em casa jogo no lixo" e "olha, papai noel!"
4)Almoço no "MickeyDo", ou o McDonald's onde eu vi um rato outro dia
5)Visita Guiada sei lá eu por onde. Eu, João desistimos e dormimos na frente do ofício de turismo.A o outra Patrícia também desistiu da visita, mas não dormiu.
6)Museu de Belas Artes de Lyon. Só achei legal a parte grega e egípcia, tinha muita coisa. Ah, é gratuito para estudantes.
7)Museu Gadagne e de Marionetes. Ambos grátis pra estudantes também. Foi a visita mais rápida das nossas vidas, 2 museus em 45 minutos (fechava em 50 minutos o lugar). O Gadagne conta a história de Lyon, e tem umas máquinas de tecelagem bem legais. O de marionetes é medonho, passamos MUITO rápido por esse. Na verdade estava mais pra procuramos a saída do que passamos por ele.
8)Shopping Confluence. Tudo fechado, então tudo o que fizemos foi passar no McDo pra eles pegarem algo pra comer na viagem. Nessa hora quase que 3 ficam pra trás e perdem o tram, foi tenso.
9)Gare Part-Dieu. Depois de pegar as coisas em casa fomos pra estação esperar o trem deles. Nesse momento todos ficaram putos por não terem visto a placa "OnlyLyon". Falta de comunicação é osso, viu!

Enfim, o ritmo da galera de Vichy é forte, gosto disso.

De todo modo, esperamos o trem deles e, as 20h40, todos voltamos pras respectivas casas.
Mas pra mim o dia ainda não acabou não. Enquanto falava com meus pais recebo uma ligação de última hora pra sair pra qualquer lugar com o Júlio, a Sobrinha (da minha mère d'accueil) e uma amiga dela que acaba de chegar, Adele. Após 40min de espera na praça Bellecour, uma outra falha gravíssima de comunicação, encontro com o pessoal na Terraux. Depois a gente voltou pra casa e fomos assistir um filme, mas eu não estava em condições e fui dormir.


* O nome do Hotel é Formule 1, e vale muito a pena em termos de dinheiros (38 euros a diária pra 3 pessoas), mas é um pouco longe de tudo e os banheiros são porcos e fora dos quartos. Pra só dormir é sucesso, mas é melhor não resolver tomar banho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo. Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então. Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação. No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção. Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma:

Fast-Forward 2ª Temporada

Como, mais uma vez, tudo voa nessa École e eu nunca paro pra escrever, uma lista dos posts/coisas que eu não posso esquecer de jeito nenhum: 2.0 - Viagem UK+Irlanda (vai bens uns 3 posts aí...) 2.1 - Stage Tech' 2.2 - Soutenances de Stage e o Despedida dos EI2 2.3 - De novo os Escoteiros (e como acabaremos falando de Harry Potter e Minions no mesmo post) 2.4 - Procura de Estágio e o Vídeo-Currículo 2.5 - Documentário: Entrevistado na École 2.6 - Um Musical 2.7 - Brasil ( logo mais ) 2.8 - Novas Campanhas Por hora é só o que lembro (já vai dar pano pra manga isso aí)