Pular para o conteúdo principal

A Epopéia da Toussaint - Batatas Belgas


E depois de muito tempo em aulas cansativas e puxadas (não tanto na verdade, mas vale sempre fazer drama), as tão esperadas férias da Toussaint(Todos os Santos, ou Finados) chegaram, e fizemos uma deliciosa viagem pelo BENELUX. Que, aliás, eu tive que explicar pra todos os franceses da École que é Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

E aqui voltamos ao ponto no tempo onde havíamos interrompido a história da viagem, em Bruxelas.

No primeiro dia lá fizemos a parte do centro da cidade, passando pela bolsa, igrejas, a deslumbrante praça principal - maravilhosa, apesar de não termos visto os tapetes de begônias por já estar frio, pelo menino mijando (estátua mais sem graça da vida, é minúscula ainda por cima!) e pela menina mijando. Ô gosto pra ter como símbolo umas estátuas dessas!! Nesse dia, vi vários grupos de escoteiros passeando pela cidade, fiquei intrigado pra saber o que estava acontecendo, mas um pouco envergonhado, então acabei nem perguntando pra ninguém.

Para aproveitar as especialidades locais, não podia faltar comer as batatas belgas (achei bem parecido e até pior que as francesas melhores, mas né...), chocolate belga, gaufres (ou waffles, em inglês), e, infelizmente, eu não tive a felicidade de provar as cervejas belgas, devido a um pequeno incidente com uma caixa de antibióticos e meu ciso na semana anterior. Pra não deixar passar a chance, acabei trazendo alguns 3 litros pra casa. Também veio chocolate, é DE DEUS!! E é mágico, sacia com uns pedaços muito pequenos!!


No segundo dia fomos pras atrações mais distantes da cidade, Mini-Europa, uma exposição de miniaturas de vários lugares famosos da Europa, onde é MUITO bom tirar fotos, passamos horas fazendo isso, e o Atomium, uma grande escultura representando um átomo de Ferro.

"O ferro (do latim ferrum) é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa atómica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Controlando-se o teor de carbono (ocarbono ocorre de forma natural no minério de ferro) dá-se origem a várias formas de aço. Este metal de transição é encontrado no grupo 8 (VIIIB) da Classificação Periódica dos Elementos. É o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre (aproximadamente 5%) e, entre os metais, somente o alumínio é mais abundante. Para mais informações, acessar http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferro"


Ainda nesse dia a tarde fomos pra uma igreja ENORME, mas recente e um pouco sem graça em comparação com as outras que vimos, mas que tinha na frente um jardim com uma das mais belas visões que já tive aqui na Europa. O lugar estava todo coberto com as folhas do Outono, como se formasse um imenso tapete e dando uma cor estupidamente bonita ao lugar. Antes de anoitecer,fomos procurar roupa de frio no centro (não foi nada fácil fazer a viagem com um único agasalho), e encontramos a Carol da Fanfrale de Paris, a amiga do Chello que conhecemos no InterCentrales.


À noite, fomos num restaurante local provar a culinária belga. Na rua dos restaurantes é uma loucura, tem uns caras chamando turista por turista e tentando convencer a entrar nos restaurantes. Foi aí que eu vi o ápice da variedade de idiomas, os caras falavam português com a gente! Ficamos tão surpreendidos que fomos enganados. O cara chegou com toda uma história que ia fazer um preço especial e tudo o mais, e no fim, quando veio a conta mais cara, ele tinha sumido! Claro que não confirmou mais a história quando ligaram no telefone dele, e ainda por cima um outro cara do restaurante queria discutir o que o homem tinha falado em português pra 8 pessoas. Ficamos uma meia hora discutindo com o pessoal do restaurante, quase acabamos chamando a polícia e enrolando tudo. No fim pagamos tudo, mas deixamos bem claro que íamos fazer o diabo deles no TripAdvisor.


No dia seguinte partimos para Amsterdã. Foram umas boas quatro horas de trem, na qual aproveitamos para dormir um pouco e recuperar as energias pro que estava vindo. Chegamos e fomos direto pro primeiro Hostel em que iríamos ficar. No último dia trocaríamos para um Hostel/Barco, mas o que rolou em Amsterdã e Luxemburgo fica pro próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo. Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então. Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação. No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção. Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma:

GoldenArt - "Parce qu'il faut que ça reparte..."

Eu ia começar o post com o resultado das campanhas BDA, mas, como "il faut que ça reparte" vamos a assuntos mais novos. Na semana das eleições e resultados, começaram de cara as campanhas pro BDE, equivalente do Centros Acadêmicos no Brasil. Com a diferença que aqui eles são levados a sério, e realmente trabalham pela universidade, organizando eventos, clubes, uma recepção de um mês inteiro e ainda representando os alunos perante a école. Dessa vez participaram 5 listas, sendo que apenas 2 eram sérias.  1) Os Born This Way, que estavam formados há muito tempo, e muito bem organizados 2) Os The Pink Pantheory (trocadilho com Big Bang Theory e a Pantera Cor-de-Rosa), que eram na verdade uma colcha de retalhos formada por uma lista BDA e uma lista BDS que foram eliminadas da concorrência - segundo os bureaux atuais, as campanhas não comportam mais que 4 listas. 3) Os Rugbeaux, que concorreram só pela piada, com a lista "Les Enfoirés" (algo como "canalhas&