Pular para o conteúdo principal

Insônia e Calor em pleno Inverno Europeu



E o fim do hiato se dá porque acordei 4h50 da manhã sem sono, com calor. Isso que tá fazendo 1ºC lá fora. Adoro o sistema de aquecimento que funciona de verdade!

O tema de hoje é a loucura que École anda ultimamente pra mim. Pra compensar um semestre inteiro de descanso, nessas últimas semanas eu não tenho nem dormido. Tá, não é pra tanto, mas eu tenho dormido bem menos que as 8h q eu gostaria. Tudo isso devido às toneladas de trabalho que a gente tem que entregar na última semana antes do natal.Pra explicar o que tanto eu tenho feito, um breve resumo de como é o sistema de aulas na École.

Existem 3 tipos de aula:
1) "Amphi" - Forma curta pra anfiteatro, são como as aulas magistrais, como a gente tem no Brasil normalmente em engenharia. Só que muito piores, então acaba que a maioria dos brasileiros mata todos, ou pelo menos quase todo.

2) TD - Travaux Dirigés - São aulas de exercícios, acompanhadas pelo professor. É quase como as aulas  de PED de física ou cálculo da UNICAMP, e em algumas matérias eles contam presença.

3) TP - Travaux Pratiques - Ou laboratório, se preferir. A príncipio não pode matar, e alguns tem relatórios pra entregar, mas quase sempre são no esquema de folhinhas que tem que terminar em aula, então não resta muito trabalho pra fazer em casa. Claro que levar uma planilha excel pode ajudar um pouco.

Aliás, uma coisa que me surpreendeu muito foi perceber que os franceses se surpreendem MUITO com quem leva um note e usa excel em aula. Toda semana vinha um me falar "trop fort!", como se usar uma tabela ao invés de calcular na mão fosse uma idéia inovadora e genial.

Enfim, nada disso toma tanto tempo quanto os famosos, e TEMIDOS, TA's - Travaux en Autonomie, trabalhos feitos em casa pra entregar em algum momento. O problema é que todos eles foram marcados pra mesma semana, a maioria pro mesmo dia, na sexta. Então, como bons brasileiros que somos, deixamos pra última hora, sem adiantar nem sequer um item.

Enfim, chegamos no porque de eu não dormir mais.
O meu caso é que minha mãe vem me visitar na semana das entregas, logo eu tive que adiantar tudo em uma semana. Isso quer dizer que não tem notas de ninguém pra eu olhar, e nada pronto pra eu copiar. Pra piorar eu não sei NADA de mecãnica, e tenho praticamente matérias só disso. Então eu estudo de dia, faço trabalhos nos horários vagos, e quando não há, faço de noite mesmo.

Pra piorar um pouco, na matéria de desenho industrial, que tem a parte computacional, minha dupla partiu em "alternância", um sistema onde os alunos fazem 2 meses de curso e 2 meses de estágio em uma empresa, e assim sucessivamente. A gente até chegou a fazer uma das peças via Skype, mas eu tive que me virar pra fazer o resto, exceto uma peça que não conseguia terminar por nada e dei uma copiadinha. Agradecimentos para o Rafael que me enviou o "trabalho matador de MMICD".

Bom, finalmente me livrei da praga do desenho técnico. Um minuto de silêncio pra quem faz elétrica UNICAMP e vai ter que refazer isso...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

Je suis Charlie - Não deslegitimem essa luta para colocar outra discussão em pauta.

Por mais que eu evite postagens de teor político, por estar na França neste momento, não posso deixar de comentar sobre o atentado e toda a situação em torno do slogan "Je suis Charlie". Textos e reflexões sobre o ocorrido não faltam, mas me incomoda um pouco toda essa movimentação sobre o "Je ne suis pas Charlie". Por estar tão próximo da situação - na minha cidade, a primeira manifestação ocorreu em torno de 5 horas depois dos evento e tenho vários amigos em Paris -  me incomodam um pouco certas reações. Por favor, não tentem usar esse momento de defesa à liberdade de expressão e contra o medo para polemizar sobre questões de proteção de minorias e imperialismo. Não tentem deslegitimar um movimento cuja luta é outra. Para todos os que vem condenando o slogan, na minha opinião, a falha de compreensão é completa.  O slogan "Je suis Charlie" não busca o ostracismo dos franceses de religião muçulmana. É evidente para todos que o atentado é um ...

A longa jornada da Integração

Agora que finalmente acabou, posso finalmente me permitir um encontro com a máquina de escrever para tentar sintetizar todas as experiências desse começo do segundo ano letivo na França. Como ano passado, o primeiro mês de aulas é cheio de eventos. A maioria deles foi exatamente como no ano passado, a grande diferença é que eu estava do outro lado. Eu não fui o novato chegando, agora eu estou com os veteranos recebendo e acolhendo os que acabam de chegar. A seguir, um relato mal escrito e pouco claro sobre os eventos do último mês. Tudo o que estiver indecifrável foi proposital, com o intuito de proteger as pessoas envolvidas.