Pular para o conteúdo principal

Listas, Campanhas e Darth Vaders


Nas Centrales, existem 3 grandes associações que regulam os clubes todos da école. O BDE, que se encarrega da vida estudantil genericamente, o BDS, que cuida dos esportes, 
e o BDA, que organiza as atividades artísticas.

Todas as 3 entidades são eleitas e organizadas por alunos. Para serem eleitas, exitem campanhas eleitorais. E elas acontecem logo mais, depois das provas. Vou explicar um pouco qual a idéia das "listas"(ou "chapas", pra quem fala português).


Enquanto, no Brasil, em uma campanha de Centro Acadêmico ou Atlética quase não existe concorrência, e poucas pessoas se interessam realmente por isso, aqui existe uma verdadeira comoção na época das campanhas. Tem gente se organizando desde que as aulas começaram.

De uma hora pra outra, um surto de listas acontece, e de repente todo mundo que você conhece está concorrendo à alguma coisa. Como alguns de nosso veteranos disseram que era uma boa experiência, os brasileiros foram à fundo, e uma boa parte está listando também.
É uma experiência realmente única, algo que nós não faremos em nenhum outro momento da vida.

Após arrecadar dinheiro fazendo bolos pra vender na igreja, ou fazendo inventários (ir numa loja contar produtos, um a um, tipo contar canetas a noite inteira num depósito), por muitos meses, as listas partem pra ação, desta vez comprando votos.

Enfim, o que se faz nas campanhas?? 

1)Cada lista faz uma festa, formando uma grande semana das "soirées des listes"
2)As listas oferecem café da manhã pra galera
3)Existe um sistema de "Alôs", onde cada lista tem uma lista de coisas pra entregar, à domicílio, pros alunos. Isso passa desde
comida, como crepes e algodão doce, até os serviços mais diversos, de lavagem de louça à dança erótica - pra tristeza geral, masculina apenas. 
Bizarrices francesas.


Inclusive, o "Alô" da dança erótica gerou, uma história bem épica/anedótica que é contada desde o WEI pra gente:
"Durante as campanhas, uma casa de EI3 no centro chamou o Alô da dança. Dois meninos foram lá, crentes que era só a zoeira de sempre.Chegando lá, casa cheia, festa rolando, e um cara vestido de Darth VADOR. Depois de passar um tempo fazendo dancinhas e se esfregando de cueca nodarth vador, eis que ele tira a máscara. Lá estava o diretor de estudos da école, com ar sério. Os dois voltaram pro QG da lista brancos, assustadíssimos."

No Brasil eu não teria acreditado, achando que o diretor ia ter ferrado os caras. Mas aqui isso faz todo sentido. Mesmo porque, o que que o homem vai fazer com eles? Vai dizer pra École que está ferrando os 2 porque esfregaram o pau na cara dele?

Deixo vocês com essa pequena reflexão sobre o modus operandi francês.


Nota de rodapé: os brasileiros que não estavam listando disseram que passaram um mês sem comprar comida.
Nota de rodapé 2: não está escrito errado, os franceses é que falam Darth VadOr com O no lugar de E.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo. Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então. Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação. No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção. Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma:

Fast-Forward 2ª Temporada

Como, mais uma vez, tudo voa nessa École e eu nunca paro pra escrever, uma lista dos posts/coisas que eu não posso esquecer de jeito nenhum: 2.0 - Viagem UK+Irlanda (vai bens uns 3 posts aí...) 2.1 - Stage Tech' 2.2 - Soutenances de Stage e o Despedida dos EI2 2.3 - De novo os Escoteiros (e como acabaremos falando de Harry Potter e Minions no mesmo post) 2.4 - Procura de Estágio e o Vídeo-Currículo 2.5 - Documentário: Entrevistado na École 2.6 - Um Musical 2.7 - Brasil ( logo mais ) 2.8 - Novas Campanhas Por hora é só o que lembro (já vai dar pano pra manga isso aí)