Pular para o conteúdo principal

Férias em Nantes - 3 - Visitas

Mais um post continuando a promessa de botar em dia tudo nas férias. O objetivo vai falhar com certeza, visto que não estou nem perto de acabar minha lista, mas vou continuar tentando.

Assim, o tema de hoje é visitas. Primeiro, uma visita de uma grande figura a Nantes. Na sequência, uma visita minha ao longínquo passado dos anos 70 na França. Comecemos.
A vinda do João foi um evento bastante importante pra mim. Eu estava num fim de semana até que corrido, como todos os últimos, cheio de afazeres da lista. Ainda assim eu dei uma escapada de aulas e tarefas pra poder passear com ele por aí, fazer o tour da cidade e fazer jantarzinhos muito tops.
Foi ótimo colocar o papo em dia e saber como andam as coisas em Marselha, como tem sido a experiência centralien dele.
Mas o melhor foi ter notícias e rever um grande amigo. Toda vez que alguém pergunta como nos conhecemos vem a história das aulas de cálculo e como apenas 6 meses  bastaram pra formarmos toda uma conexão com a galera da UNICAMP que vinha pro DD nas Centrales.
A impressão que tive falando com ele dessa vez foi um tanto quanto estranha. Apesar de ele estar adorando o intercâmbio, não parecia muito animado com a École em si. Num argumento muito justo, ele disse que não entendia porque as pessoas não iam pras cidades que focavam mais seus cursos, já que ele tinha várias matérias de química e a gente várias de mecânica que nunca usaríamos. Em termos de integração com os franceses ele pareceu bem feliz, disse até que muitos franceses que não fazem a bise entre si fazem com ele.
A segunda "visita" foi bem mais vergonhosa. Teve um evento artístico na École, o Central'Ac ( trocadilho com o Star Academy, programa americano de "calouros" por assim dizer), onde os alunos se inscrevem e fazem apresentações artísticas (ou não). Entre várias apresentações musicais boas, e outras nem tanto, contando SEMPRE com franceses querendo ficar semi-nus no palco, estava a apresentação da minha lista BDA.
Foi assim que descobri que a única coisa mais vergonhosa que os anos 80 são os anos 80 na França.
Fizemos uma paródia de uma música de um cantor francês dos anos 70/80, Claude François. Como os franceses chamavam ele de "Cloclô" demorei bem uma semana pra perceber que era o cara e não as meninas dançando atrás dele o Cloclô.
Cantar (não sozinho, claro) na frente de 180 franceses já seria envergonhante o suficiente, mas pra ajudar ainda tinha que o microfone falhar e um dos outros meninos que cantava - o presidente da lista no caso - estava lendo a letra na mão, um mico só. Ainda assim foi ponto pra gente, já que metade da école veio comentar com a gente depois. Digamos que os ensaios no corredor da residência e as horas decorando a música renderam frutos.
Na falta do vídeo da gente dançando, vou colocar a versão original da música.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo. Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então. Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação. No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção. Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma:

Fast-Forward 2ª Temporada

Como, mais uma vez, tudo voa nessa École e eu nunca paro pra escrever, uma lista dos posts/coisas que eu não posso esquecer de jeito nenhum: 2.0 - Viagem UK+Irlanda (vai bens uns 3 posts aí...) 2.1 - Stage Tech' 2.2 - Soutenances de Stage e o Despedida dos EI2 2.3 - De novo os Escoteiros (e como acabaremos falando de Harry Potter e Minions no mesmo post) 2.4 - Procura de Estágio e o Vídeo-Currículo 2.5 - Documentário: Entrevistado na École 2.6 - Um Musical 2.7 - Brasil ( logo mais ) 2.8 - Novas Campanhas Por hora é só o que lembro (já vai dar pano pra manga isso aí)