Pular para o conteúdo principal

Certidão de Movimentos Migratórios



Atenção: este post também está disponível Decifrança, já com o compilado dos comentários!



Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país.

Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link

Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios, um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo.

Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]




Em teoria, é um documento que deveria ser bastante fácil de fazer, como podemos ver neste post da pagina facebook da Polícia Federal:



No entanto, logo na sequência podemos ver vários comentários de pessoas que não conseguiram tirar o documento seguindo essa 'dica'. Algumas pessoas desconhecidas chegaram a vir falar comigo no facebook e no twitter porque eu comentei no post perguntando.





Sem resposta, resolvi coletar mais informações, então liguei para a unidade mais próxima da minha região, fui até o posto de passaporte mais próximo, e mandei ummail para a PF. Surpreendentemente, todos me disseram coisas diferentes?

  • Por telefone, me listaram alguns documentos obrigatórios além do passaporte (ou seja, nada a ver com o que dizia no facebook), e indicaram que em São Paulo isso só pode ser feito na unidade da Lapa.
  • No posto de emissão de passaportes, me disseram que o pedido era feito online no próprio site da PF (podem procurar a vontade, pelo menos até hoje não temos a sorte de essa opção estar online)
  • Por email, me disseram para comparecer no posto da Lapa (coerente com o telefonema) com o documento de viagem original e preencha o requerimento no protocolo da Delemig. Até hoje não descobri o que é um protocolo da Delemig.
Você deve estar se perguntando: tá, mas isso não resolveu nada. Pois é, não mesmo. Mas vamos chegar lá.
Como eu sou do interior, pra chegar nesse posto da Lapa era mais demorado que ir até o do aeroporto de Viracopos, então decidi tentar mais essa e fui até o aeroporto com todos os documentos possíveis de baixo do braço (passaporte, passagens, histórico escolar, contas de água e luz, carteira de trabalho, etc...). Lá, fui super bem recebido e, após explicar o que eu precisava, eu redigi um pedido (entenda-se um pedaço de sulfite onde eu escrevia o que eu queria - Certidão de Movimentos Migratórios e o período basicamente), e pude voltar buscar o papel timbrado dois dias depois.
Eles basicamente vão pegar o seu passaporte e escrever no papel tudo o que tiver lá dentro do período indicado. Nada muito especial ou esdrúxulo.

Achou que acabou? Não! Ainda tem a dica do pulo do gato:
Conversando com outros intercambistas que me perguntaram como fazer, um deles me disse que mandou um e-mail para outro posto e eles disseram simplesmente pra ele mandar por e-mail os dados e eles podiam fazer a distância! Pra mim, isso mostra que esse deve ser um documento muito pouco solicitado e que não existe um real padrão nacional para o pedido, então vale a pena ligar na unidade mais próxima de você e, ao mesmo tempo, mandar um e-mail pedindo o documento, já enviando seus dados e cópias de passaporte (com todas as páginas acho que fica até mais fácil pra eles).

Boa sorte, e se tiver uma dica pra ajudar mais pessoas a conseguir o documento mais facilmente coloque aqui nos comentários!



Outras informações sobre essa etapa crucial do processo na CAPES:

Esse post  no facebook conta a história de uma professora sobre seu caminho para se livrar de todas as pendências e ela inclui alguns outros artidos interessantes sobre o assunto

Uma das matérias que ela indica é essa aqui do G1 e essa outra sobre a anistia de alunos que não voltaram para o Brasil.
Você pode encontrar a unidade da Polícia Federal mais próxima de você aqui neste link





Comentários

  1. Ola jovem,

    Teria como divulgar o endereço de email da unidade da PF que faz "online"? Não consigo fazer em pessoa pois estou fora do Brasil atualmente.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro tudo bem?
    Então, eu sei que a pessoa contactou o posto da região dela, não sei pode ser de qualquer região.
    Tente entrar em contato com o posto mais próximo e perguntar

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas informacoes! Encontrei nesse site o e-mail e o formulário que precisa ser enviado para a PF no caso de requerimento online: http://www.dri.ufv.br/?page_id=404

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado Carolina! voce sabe o que seria esse processo SEI? no formulario

      Excluir
  4. Oi Carolina! Nossa obrigado de verdade, eu nem sabia que existia esse site maravilhoso!
    Nossa, vou super divulgar nas minhas redes haha

    Valeu pela dica, espero que o post tenha ajudado a tirar um pouco as dúvidas (pq eu tinha um milhão)

    ResponderExcluir
  5. Vou deixar a dica aqui para os cariocas: tem que ir a Delegacia da PF no Galeao, no terminal 2, em frente a loja da Kopenhagen. Preencher um requerimento, levar copia do passaporte e eles mandam por email. O telefone de la - que eu levei horas para achar - é o 21 3398-2227 ou 3398-2266. Eu moro no exterior mas nao consegui fazer com que mandassem online sem que alguem fosse la com uma procuracao minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vie!
      Ótima dica, assim logo logo teremos a dica para todos os estados!

      Como esse blog aqui já está meio mortinho, vou copiar essas informações no meu blog atual, no link a seguir:

      https://decifranca.com.br/certidao-de-movimentos-migratorios/

      Assim a informação fica toda concentrada e dá ajudar ainda mais gente!

      Valeu!

      Excluir
    2. Vie, mas como voce esta no exterior, voce esta com o seu passaporte certo? Como a pessoa com a sua procuracao fez? (Levou apenas copias do passaporte?)
      Porque eu estou nessa situacao mas fui informada que precisa ser o passporte nao apenas copias.

      Excluir
  6. Em Goiás o ramal do setor responsável é 3240-9775.
    Pelo que me falaram, é preciso apenas uma cópia de documento de identificação (RG, CNH, etc) pra dar entrada no processo, que é feito presencialmente na Superintendência Regional.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

GoldenArt - "Parce qu'il faut que ça reparte..."

Eu ia começar o post com o resultado das campanhas BDA, mas, como "il faut que ça reparte" vamos a assuntos mais novos. Na semana das eleições e resultados, começaram de cara as campanhas pro BDE, equivalente do Centros Acadêmicos no Brasil. Com a diferença que aqui eles são levados a sério, e realmente trabalham pela universidade, organizando eventos, clubes, uma recepção de um mês inteiro e ainda representando os alunos perante a école. Dessa vez participaram 5 listas, sendo que apenas 2 eram sérias.  1) Os Born This Way, que estavam formados há muito tempo, e muito bem organizados 2) Os The Pink Pantheory (trocadilho com Big Bang Theory e a Pantera Cor-de-Rosa), que eram na verdade uma colcha de retalhos formada por uma lista BDA e uma lista BDS que foram eliminadas da concorrência - segundo os bureaux atuais, as campanhas não comportam mais que 4 listas. 3) Os Rugbeaux, que concorreram só pela piada, com a lista "Les Enfoirés" (algo como "canalhas&

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo. Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então. Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação. No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção. Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma: