Pular para o conteúdo principal

Mais Papos com Bixos

Dessa vez eu tive um papo com os meus novos bixos, os 012. Na verdade foram 2 papos, um terça e um hoje (quinta). Na primeira vez, como eu tinha acabado de tirar os sisos e estava todo inchado, deixei um miojo esfriando ( eu só podia comer coisas geladas, foi bem horrível ), e agora todos em casa ficam dizendo que fui "dar uma palestra" e deixei a comida esfriando.
Nessa primeira vez foram só uns 4 bixos, incluindo o cara de Itu, que virou Avatar que nem eu. Na segunda tinha umas 6 pessoas, e 2 bixetes que pareceram estar muito empolgadas.
As tão comentadas "palestras" foram não mais que bate-papos com os bixos, eles tem sempre muitas perguntas, foi até engraçado relembrar quando eu tava na situação deles, perdidão. As perguntas deles foram desde "o que é CR e CRP" até "quais matérias coxas eu pego pra aumentar CR".



Eles perguntaram sobre o que era levado em conta na pré-seleção e na entrevista, daí caímos no tópico de atividades extra-curriculares. Pra mim foi meio fácil, eu sempre fui escoteiro e toco teclado desde pequenininho, então não precisei de muito esforço. Pra quem não ainda não participa de nada, sempre é válido ir atrás de alguma entidade estudantil, seja a Empresa Júnior, Atlética, Centro Acadêmico, ou até organizar o Trote da Cidadania. Uma das bixetes participa de uma organização chamada CISV. Eu posso apostar como no ano dela vão focar a entrevista nisso. Está bastante em alta na UNICAMP uma ONG de assistência social chamada Um Teto Para Meu País, também é uma oportunidade legal pra tirar a cabeça dos livros.
Além de tudo isso, participar de times de esportes ou grupos musicais também conta pontos na hora da entrevista.

Me perguntaram sobre outros países, e não pude dizer muito, já que o máximo que eu sei é sobre a Alemanha e qual professor pode te mandar pra lá. Eu falei também que todos os programas aparecem no e-mail da galera e que era muito importante redirecionar pra não marcar bobeira. Eu estou por fora, mas sei que tem várias viagens rolando agora com o Programa Ciência Sem Fronteiras.

Um deles me perguntou sobre terminar o curso em 4 anos e meio, achei diferente. Ele queria saber sobre o programa de Mestrado em um ano, no qual o aluno puxa as matérias durante o curso e após o quinto ano pode só entregar a tese. Já que entramos nesse assunto eu acabei explicando que o diploma francês vale como graduação e mestrado lá fora.

Aposto como você só leu até aqui pra saber "quais matérias coxas eu pego pra aumentar o CR". Não posso ajudar tanto quanto eles pensaram, mas aí vai: 

1) Faça proficiências se possível - Proficiência é um processo alternativo a cursar uma disciplina no qual o aluno faz a prova de exame de uma disciplina que ele ainda não cursou ( e na qual não tentou proficiência), e, caso obtenha nota maior que 5, é aprovado na disciplina, sem nota nenhuma. É muito bom porque o pior que pode acontecer é você não passar, mas daí você cursa com o resto da turma, como se nada tivesse acontecido. Eu tirei de Física 2 e de Cálculo Numérico, mas não aconselho isso a ninguém que esteja de exame, já que a prova é na mesma semana. Outras disciplinas disponíveis são Fenômenos de Transporte, Mecânica Geral e Cálculo 3, mas nem todas as disciplinas são oferecidas todos os semestres, então é sempre bom ficar d olho no site da DAC.

2) Matérias Puramente Presenciais - Existem certas matérias, como Apreciação Cultural e Apreciação Musical, ou mesmo Empreendedorismo, nas quais a nota depende somente de presença, sendo que se você não faltar em nenhuma aula você fecha com 10. Essas matérias são muito boas pra quem é disciplinado e sabe que não vai faltar em nenhuma aula. Eu indico fortemente para aqueles que estiverem com o CR levemente abaixo do necessário, já que apesar de dar pra fechar com 10 as matérias tem poucos créditos, pesando pouco quando ponderadas.

3) Professores Coxas - Parece É óbvio, então só vou contar o jeito de saber quais professores são coxas. Na verdade é o mesmo truque que pra saber quais as matérias puramente presenciais, que é perguntar pra veteranos. Mas tem que saber separar as dicas que eles vão dar e escutar só o que for realmente útil. Vale lembrar que nem sempre vale a pena pegar um professor tão coxa se for uma matéria que você for usar muito depois, como os Cálculos ou Eletromagnetismo.

4) Matérias nas Férias - Parece ruim, mas do jeito certo pode ser até legal. No  primeiro ano, eu deixei de fazer o Laboratório de Física 2 durante o semestre para fazer nas férias. É um curso de pouco mais de 1 mês, em janeiro, e você faz uma matéria comum. Novamente, não tem todas, então tem que ficar de olho na DAC. Vamos a parte ruim: ficar em Barão nas férias. Pra mim, teria sido um saco se a galera da minha turma não tivesse feito toda junta. Teve muita gente que bombou, então na sala tinha 12 caras da minha turma, a gente sempre ficava bebendo a toa na Rep ou algo assim. Se tiver mais gente que vai ficar nas férias por aí ( o pessoal da IC e quem tem Bolsa Trabalho ), eu considero muito válido matar uns 4, 6 créditos assim.



Minha dica final é ir fazendo o possível, aos poucos, mas não ficar na neura de pegar um intercâmbio. Se a viagem for custar 2, 3 anos de uma vida horrível, correndo só atrás de nota, não sei se vale tanto assim não.  Veja um intercâmbio como um plus, algo que você pode ganhar se for bem, não como seu único objetivo de vida a partir de agora. Isso também pode poupar muito stress e frustração.

Eu mesmo nem sabia se queria intercâmbio no começo, até o fim do primeiro ano eu não me via saindo do país de jeito nenhum. Só fui pensar nisso quando percebi que dava e que eu tinha chances reais. Eu fui levando o curso no meu ritmo, indo em festas, saindo pro bar com a galera, tudo isso que todo mundo deveria fazer, só que sem deixar de estudar. É clichê, mas a palavra-chave é equilíbrio.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo. Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então. Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação. No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção. Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma:

Fast-Forward 2ª Temporada

Como, mais uma vez, tudo voa nessa École e eu nunca paro pra escrever, uma lista dos posts/coisas que eu não posso esquecer de jeito nenhum: 2.0 - Viagem UK+Irlanda (vai bens uns 3 posts aí...) 2.1 - Stage Tech' 2.2 - Soutenances de Stage e o Despedida dos EI2 2.3 - De novo os Escoteiros (e como acabaremos falando de Harry Potter e Minions no mesmo post) 2.4 - Procura de Estágio e o Vídeo-Currículo 2.5 - Documentário: Entrevistado na École 2.6 - Um Musical 2.7 - Brasil ( logo mais ) 2.8 - Novas Campanhas Por hora é só o que lembro (já vai dar pano pra manga isso aí)