Pular para o conteúdo principal

Visite Guidée

Ontem não foi tão aventuresco quanto segunda. Fizemos uma visita guiada pelo centro novo de Lyon, com direito a uma professora dizendo a idade dos prédios. Era uma velhinha bem gente boa, que falava num francês bem fácil d entender. Ela nos mostrou vários prédios do século 18/19, todos muito grandes.


Eu já tinha visto uma parte do centro, mas ela deu muitos detalhes históricos legais. A primeira é que a cidade era muito rica e gostava de bancar uma estética bem luxuosa. Dou algumas razões: 
1) Todas as construções importantes são MUITO grandes, e cheias de detalhes.
2) A prefeitura daqui foi projetada pelo arquiteto de Versalhes, UM LUXO!! haha
3) Na praça da prefeitura tem uma estátua que foi trazida de Bordeaux, feita pelo mesmo cara que fez a Estátua da Liberdade nos EUA.


Passamos também na Câmara do Comércio (outra do século 18), e umas 3 igrejas. Passamos pelos 2 rios ( Saone e, Rhone) e ela falou de um bar onde de terça eles dão cervejas de graça aleatoriamente. Eu curti bastante a idéia!
Ela falou também que em um dos rios tem um bar pra dançar, eu fiquei intrigado com a idéia.


O passeio terminou na frente da estátua em homenagem a Saint-Exupéry ( o cara que escreveu "O Pequeno Príncipe"), que é de Lyon. Daí eu, o Dello e o Coquinho fomos pro centro naquele mesmo bar que eu tinha ido na segunda, que descobri que se chama Boston. Ficamos lá até umas onze e tanto e voltamos pra casa.


Hoje também não fiz tanta coisa, só fiz meu cartão de estudante do metro, fui à aula e depois fui levar um brasileiro que eu ainda não tinha visto pra comprar celular. O Fabião deu um pouco de azar nas lojas, mas no fim achamos um telefone pra ele na Tabacaria (aqui elas vendem coisas diversas, desde tabaco até selos, celulares e outras coisas bem variadas).


Mais a noite, no entanto, vai rolar uma festa latina no COSMO, e os brasileiros vão em peso!
Eu to indo pra lá logo mais, então, ADIEU!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo. Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então. Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação. No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção. Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma:

Fast-Forward 2ª Temporada

Como, mais uma vez, tudo voa nessa École e eu nunca paro pra escrever, uma lista dos posts/coisas que eu não posso esquecer de jeito nenhum: 2.0 - Viagem UK+Irlanda (vai bens uns 3 posts aí...) 2.1 - Stage Tech' 2.2 - Soutenances de Stage e o Despedida dos EI2 2.3 - De novo os Escoteiros (e como acabaremos falando de Harry Potter e Minions no mesmo post) 2.4 - Procura de Estágio e o Vídeo-Currículo 2.5 - Documentário: Entrevistado na École 2.6 - Um Musical 2.7 - Brasil ( logo mais ) 2.8 - Novas Campanhas Por hora é só o que lembro (já vai dar pano pra manga isso aí)