Pular para o conteúdo principal

Crônicas de Nantes - Jogo de Tronos


No Domingo, após 2 échec ( o termo francês pra "fail") de falar com o Bernardo pra tocar o piano de cauda da casa dele, como eu já estava no centro, resolvi ir no Chateau des Ducs de Bretagne.
Chegando lá, descobri que a entrada do museu era de graça naquele dia. Então, mesmo não gostando muito de museus, acabei entrando pra ver qual era a idéia.

Chegando lá, me apaixonei! Eu, que não gosto de perder nem meio minuto em museus, fiquei encantado com o quão dinâmico e tecnológico o museu é. Além de ter, claro, várias peças antigas, relíquias e todas as quinquilharias típicas de museu, havia salas com exibições de vídeos contando a história da Duquesa, do Castelo, da construção da cidade, e até depoimentos de pessoas que estavam na cidade durante os bombardeios da 2ª Guerra Mundial. 


O que mais me surpreendeu foi a história da Duquesa Anne, que, além de ter feito uma peregrinação por toda a região para mostrar o engajamento com seu ducado, foi casada com não 1, mas 2 reis da França.Uma verdadeira papa-tronos. Eu achei estranho, mas por mim tudo bem casar com quem tirou o trono do seu ex-marido, já que não tenho sangue real e isso nunca iria me afetar mesmo.


 O vídeo não foi projetado em paredes ou telas brancas, e sim diretamente sobre os muros do castelo, dando um efeito tridimensional muito bom. Eu gostei tanto que vou colocar o vídeo até aqui, em francês mesmo. Quem sabe um dia não rola uma legenda.


Eu estava numa vibe tão boa que resolvi até participar de um joguinho com a monitora do lugar. Era realmente infantil, MESMO (participávamos eu e um casal com sua filha de 6 anos). A idéia era procurar animais num biombo (em francês "paravent") chinês, a partir de descrições. Pra mim foi aparentemente mais  difícil que pra minha pequena concorrente, uma vez que pra ela era apenas procurar animais, e não tentar descobrir o que significam 50 adjetivos e 12 nomes de animais que eu nunca precisei falar antes.
Depois do ocorrido eu ainda achei uma sala de computadores onde você andava, numa espécie de jogo 3D, pela Nantes de 1500 e bolinha. A parte legal era que quando se chegava em algum lugar importante, aparecia no canto da tela uma foto do lugar atual, no mesmo ângulo em que você estava olhando. Foi bem construtivo, me fez ter uma nova perspectiva da cidade. 



O último aparato tecnológico eram umas apresentações em mapas do desenvolvimento da cidade. Tinha desde um que marcava as datas de construção dos principais prédios antigos e a população da cidade crescendo ao longo do tempo, até um que mostrava os pontos onde os rios que cercam a cidade foram aterrados para o desenvolvimento local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo. Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então. Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação. No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção. Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma:

Fast-Forward 2ª Temporada

Como, mais uma vez, tudo voa nessa École e eu nunca paro pra escrever, uma lista dos posts/coisas que eu não posso esquecer de jeito nenhum: 2.0 - Viagem UK+Irlanda (vai bens uns 3 posts aí...) 2.1 - Stage Tech' 2.2 - Soutenances de Stage e o Despedida dos EI2 2.3 - De novo os Escoteiros (e como acabaremos falando de Harry Potter e Minions no mesmo post) 2.4 - Procura de Estágio e o Vídeo-Currículo 2.5 - Documentário: Entrevistado na École 2.6 - Um Musical 2.7 - Brasil ( logo mais ) 2.8 - Novas Campanhas Por hora é só o que lembro (já vai dar pano pra manga isso aí)