Pular para o conteúdo principal

Ocktober 2 - Schloss Neuschwanstein


"Para a realização desta sequência de posts, foram necessários mais de 1.000.000 de litros de cerveja, cinco mil litros de chuva, mais de 800 km de estrada e pouco menos de 10m² pra dormir. Foi-se contabilizado o trabalho de 1 aluno de intercâmbio como guia, 2 motoristas, 2 co-pilotos, 53 escravos tahitianos e um peixinho dourado."

Füssen ficava num longínquo vale, cercado por duas grandes colinas. Estas por sua vez, eram cobertas de pinheiros, sobre os quais pesavam densas e gélidas brumas. Àqueles que ousam se aproximar apesar da chuva que assolava o local, a floresta guardava seus resquícios de vida fria e úmida. Para alcançar a entrada da cidade, é preciso passar sobre um lago de água profunda e tão verde que  não aparenta ser líquida, mas sim alguma espécie de visco espesso e gelatinoso. Da ponte que atravessa o lago, pode-se ver um majestoso castelo medieval, num amarelo sério e imponente. Continuando sobre a ponte, percebe-se que há ainda outra construção, da qual a neblina revela tão somente a silhueta acinzentada e elevada. 
O Castelo Neuschwanstein era esta última construção, encoberta pelas brumas outonais. 
Cercado de lendas, passadas de geração em geração desde uma época onde os registros escritos foram destruídos, o castelo é o verdadeiro castelo contos de fadas. Fonte da falência daquele que o construiu, é tido como o mais célebre do mundo. Nas salas mais profundas, existem grutas e grandes quartos inspirados em importantes óperas. Apesar de tamanha riqueza, a sala do trono nunca esteve preenchida. O rei, que nunca pode dar cabo à construção, havia acompanhado e supervisionado toda a obra de sua residência de infância, que à época ainda não portava tons pastéis tão sóbrios. Contudo, foi pouco antes do fim da obra à qual dedicou tamanho esforço que frente à bancarrota de sua casa, Luis II foi considerado insano e internado, perdendo seu título, posses e direitos de sangue.  

E agora, onde nós nos encaixamos na história!
Após uma curta viagem de ônibus até a altura do castelo, pegamos uma trilha para vê-lo pela ponte, do ângulo onde se tiram muitas das fotos que se vêem na internet. Infelizmente, ao invés de uma vista única na vida, só tinha um monte de neblina cobrindo a visão de todo mundo. Quando a gente estava quase indo embora deu pra ver um pouco, só um pouco, do contorno do castelo, mas não melhorou muito. Ainda assim a vista era digna das descrições do inverno em Hogwarts.



Descendo, fomos ao castelo, uma daquelas grandes obras que orgulha todo ser humano do potencial e capacidade humana. Ele realmente lembra o castelo do logo da Walt Disney, dá quase pra ver o arco passando pelas duas torres dele do lado de fora. Como estávamos já todos molhados, encharcados, e com frio, alguns de nós não pareciam estar tão animados, mas a visita pra mim valeu cada instante, eu teria ficado mais, e teria feito o trajeto interno com muito gosto. 


Dalí, seguimos pra Munique.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo. Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então. Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação. No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção. Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma:

Fast-Forward 2ª Temporada

Como, mais uma vez, tudo voa nessa École e eu nunca paro pra escrever, uma lista dos posts/coisas que eu não posso esquecer de jeito nenhum: 2.0 - Viagem UK+Irlanda (vai bens uns 3 posts aí...) 2.1 - Stage Tech' 2.2 - Soutenances de Stage e o Despedida dos EI2 2.3 - De novo os Escoteiros (e como acabaremos falando de Harry Potter e Minions no mesmo post) 2.4 - Procura de Estágio e o Vídeo-Currículo 2.5 - Documentário: Entrevistado na École 2.6 - Um Musical 2.7 - Brasil ( logo mais ) 2.8 - Novas Campanhas Por hora é só o que lembro (já vai dar pano pra manga isso aí)