Pular para o conteúdo principal

Férias em Nantes - 2 - Repas de Lista

Continuando uma grande digressão, vou contar como foram os Repas de Lista. Antes das verdadeiras campanhas, quando as listas se apresentam pra faculdade inteira e fazem as mil loucuras que eu já expliquei, ainda existe todo um pré-campanha que ninguém comenta até então. Cada lista faz jantares com as listas do ano anterior, as que ganharam, as que perderam e, no nosso caso, até mesmo um BDA de dois anos atrás.

Além de fazer o jantar, como trata-se de um BD Arts, tem que ter temas, decoração, comidas típicas relacionadas ao tema e, estranhamente, "atividades". Quando me falaram isso não entendi nada. Me vira um dos franceses e diz: "Mas pra vocês brasileiros deve ser fácil, vocês são conhecidos por saberem fazer festas." Mal sabe ele que nas nossas festas a gente não prepara nada assim não, que tudo acontece por conta própria ou por conta do álcool.

Sem mais delongas, aos repas das duas semanas anteriores!

Nas últimas duas semanas fizemos 2 "repas" por semana, fora um esquenta pré-balada com o BDA de dois anos atrás. Ponto pra nós que estamos listando: comemos e bebemos de graça nesses dias. No mexicano fiquei bêbado de tequila completamente na faixa, foi lindo!

Repas 1 - Lista perdedora "St'Art" (de "State of The Art"). Tema: "On se déguise à Venise", ou "Fantasiados em Veneza", ou seja, tema italiano. Fizemos risoto e vinho.  Fizemos a atividade mais bizarra que já vi, uns chapéus de papelão bizarraços. Como todos os demais, foi bem legal, conseguimos segurar os caras até bem tarde, sendo que alguns ficaram até depois do último tram  - o que não é comum se levarmos em conta que isso quer dizer que eles estavam ESCOLHENDO voltar a pé para ficar mais. Tinha um francês que falava português e cuja namorada estava bem puta, estava sensacional ver eles semi-brigando com ele bêbado.

Repas 2 - BDA 2012 "Bast'Art" (de "Inglourious Bastards", filme do Tarantino). Tema: "Nirvana con Tequila", ou Mexicano, como diríamos no Brasil, onde se faz tudo mais simples. Pra comer fizemos fajitas, tequila pra beber - aqui eles chamam de TeqPaf se você faz com sal e limão, bem estranho, visto que isso quer dizer que não é o normal por aqui. Eu continuei não usando nada disso, mas ainda ensinava pros franceses todos o "Arriba, abajo, al cientro, adientro!". Pra não falar que não teve atividades, fizemos a brincadeira de passar debaixo da fita("abaixaê") e a macarena (que pra eles é uma atividade, estranhamente). Nesse dia já teve uns caras do BDA 2011 que apareceram, pedindo pra gente fazer um esquenta na quinta, e alguns desgarrados da lista de segunda vieram também, além dos Art'Mada. Ah, o poder da tequila! Atraindo tudo e todos pra nossa lista! Nesse dia foi bem engraçado, quando todos estavam indo embora começamos a brincar de distorcer vozes no microfone, estilo "Alvin e os Esquilos". Tinha um piano do lado da sala, e eu comecei a bater algumas teclas. O top foi quando a Caro, uma das meninas da lista que canta DEMAIS começou a cantar Adele com voz de esquilo quando comecei a tocar Someone Like You, engraçadíssimo. Quem sabe um dia ponho um vídeo disso.

Pré-Chauffe  - BDA 2011 M'Art'Mots (de "Marmots", marmotas em francês) - Acabou que como fomos solicitados com apenas dois dias de antecedência, não preparamos nada de especial, mas eu colei junto com limão e cachaça pra fazer umas caipirinhas. Acho que ajudou a convencer, eles pareceram gostar. Depois disso fui pro Tonus, onde comecei a pegar o resfriado e dor de garganta que estou essa semana.

Repas 3 - L'Art'Mada (de "Armada", como em português, conjunto de barcos). Tema: "New-York à ta porte", ou só New York. Fizemos cachorros quentes como prato principal e, pasmem, Donuts como sobremesa. Como eu conheço boa parte dos Art'madas, foi bem divertido. De brasileiro da lista só foi a Stephanie, mas como ainda tem o Vincent, a Carole, Julian, Nico, Etienne e a Mathilde que eu já conhecia, foi o que eu mais conversei de boa.
Com eles atividades foi fácil, tinhamos previsto um concurso de beatbox ( de quem foi essa idéia idiota?) que virou karaoke, muito mais bem sucedido. Foi ótimo, conheci várias músicas francesas de karaokê, eles tavam ótimos todos empolgados! É nessas horas que eu vejo o quanto participar de uma lista pode aproximar da vivência francesa como modo de vida.
 Eu e a Stephanie nos olhávamos com aquela cara de "não sei de nada não", muito bom.

Repas 4 - Les Ring'Art (de "Ringard", brega em francês) ou, como são conhecidos, os caras do Rugby. Tema: "Ce soir c'est Terroir", algo como "hoje a noite é da nossa terra", temática francesa.
Como eram os caras do rugby, decidimos fazer algo que não desse trabalho de cozinhar, então pão, batatas chips e frios, sendo que pegamos inclusive uma daquelas peças enormes de corte de porco, o que chamou bastante a atenção deles. Regado a muito vinho, com o qual fiquei bem bebadinho aliás.
Essa lista era o medo de todos, já que eles são conhecidos por causarem problemas quando bebem, mas foi muito sossegado, eu até bati papo com vários deles e foi muito normal! Nem pareciam aqueles mesmos caras que ficam gritando e tirando a roupa no WEI.
Eles entregaram broches pra todos e falaram que iam olhar quem que estava usando nos alôs, e até deram um CD de música brega pro presidente, muito atenciosos.
O único problema foi não falarem em momento algum sobre arte, todo o papo deles era sobre esporte. Digamos que dos males o menor.

Bom, dos repas de lista foi isso. Agora é esperar as campanhas pra ver qual é!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo. Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então. Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação. No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção. Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma:

Fast-Forward 2ª Temporada

Como, mais uma vez, tudo voa nessa École e eu nunca paro pra escrever, uma lista dos posts/coisas que eu não posso esquecer de jeito nenhum: 2.0 - Viagem UK+Irlanda (vai bens uns 3 posts aí...) 2.1 - Stage Tech' 2.2 - Soutenances de Stage e o Despedida dos EI2 2.3 - De novo os Escoteiros (e como acabaremos falando de Harry Potter e Minions no mesmo post) 2.4 - Procura de Estágio e o Vídeo-Currículo 2.5 - Documentário: Entrevistado na École 2.6 - Um Musical 2.7 - Brasil ( logo mais ) 2.8 - Novas Campanhas Por hora é só o que lembro (já vai dar pano pra manga isso aí)