Pular para o conteúdo principal

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 1

Esse é o primeiro post de uma série sobre o processo para participar de um Duplo-Diploma nas Centrales, e um pouco do que eu sei sobre as outas. Logo, é um "guia" bastante específico, levando em conta que eu sei como funciona só pra quem já está na UNICAMP fazendo um curso de Engenharia.



Intercâmbio
Segundo a Wikipédia,
"Intercâmbio é o termo genérico utilizado para descrever todos os tipos
de estudos no exterior de uma forma mais abrangente."
Na UNICAMP existem diversos programas de Intercâmbio, não somente para a França, mas para a Alemanha, Reino Unido, e até outros menos concorridos, como México, Colômbia, Argentina e etc. 
A razão que faz tantos alunos desejarem ir pra França é o fato de haver mais programas de Duplo-Diploma para este país, fora a maior chance de obter uma bolsa.
Na Elétrica, isso é ainda pior, pois logo no primeiro ano, numa disciplina de apresentação do curso, o Coordenador de Intercâmbio, por ser da Elétrica, faz um jabá pra esses programas, deixando a turma toda em clima de guerra. Mas logo passa, quando a galera percebe que já é difícil se manter sem bombar nada.


Duplo-Diploma (DD)
Segundo a Wikipédia (para o termo T.I.M.E, um dia chegamos nele) ,
"Um tipo de intercâmbio diferente do aproveitamento de créditos em que os estudantes fazem uma parte de seu curso na sua instituição de origem e outra parte em uma universidade conveniada e, ao término, recebem o diploma das duas instituições"

No nosso caso, todos os DD são feitos com Grandes Écoles francesas. Até 2011, as possibilidades eram as seguintes:

É um conjunto de 11 das melhores faculdades de engenharia da França, cobrindo quase todas as áreas, e tendo escolas entre as 10 primeiras da França. O processo seletivo tem uma prova técnica e uma entrevista. Não conheço ninguém que tenha passado, então tenho muito pouca informação. Apesar do nome, não necessariamente as Écoles ficam em Paris.

2 - École Polytechnique  ( ou ainda "X", por causa do símbolo )
Militar, é a melhor escola de engenharia da França. Ponto. Em caso de dúvida, olhem AQUI. O processo dela é o CÃO. Tem prova escrita, entrevista, e prova oral de matemática e física (nível universitário, CLARO). Seria o equivalente ao ITA para nós. Essa fica em "Paris", assim como a Supeléc e a Centrales de Paris. Explico esse negócio de "Paris" mais pra frente.
Nota de rodapé: nos editais, a inscrição nela implica em desistência das Centrales. Eu, que não queria muito trabalho, preferi prestar as Centrales mesmo.

3 - SupelécÉcole Supérieure d'Électricité )
Primeira em Engenharia Elétrica e sexta melhor da frança, é, em termos de matérias, a que mais vale a pena pra elétrica daqui, já que eliminamos vários créditos. Só quem faz elétrica ou computação pode prestar essa, logo a concorrência é bem menor. A seleção, nos dois últimos anos ( 2010 e 2011 ) foi feita somente por uma entrevista, em inglês, com os representantes da faculdade. Em 2011, um dos caras até era brasileiro, o Raul. Como eu disse acima, fica em "Paris". Há um segundo campus em Metz, mas nosso intercâmbio é só pro primeiro campus.
Alguém postou no facebook uma foto de um evento no qual foi anunciado a união da Supeléc com a Centrales de Paris.



É um conjunto de 5 Grandes Écoles cujo foco é a engenharia generalista, para formar grandes líderes e administradores. As escolas ficam em "Paris" (2), Lyon (11), Nantes (12),  Lille (16) e Marseille (27). O processo seletivo depende de CR, CP e de uma entrevista em inglês com 5 representantes franceses, um pra cada École Centrale. Só podem participar alunos do segundo ano (a completar). No meu caso, entrei na UNICAMP em 2010 e vou pra Nantes em 2012.

Como eu acabei indo parar numa delas, sei mais do que tá rolando pra galera delas, e a idéia desse guia é fazer a cabeça de quem tá em dúvida a vir pra cá  ajudar a galera.

Pra terminar, algumas coisas que podem estar gerando dúvidas:
a - O que são os números na frente das Écoles Centrales?
A classificação de cada uma no ranking nacional. 
c- Por que raios eu tô fazendo isso?
Pelo prazer de ajudar futuros bixos.  Eu tive muita ajuda quando precisei, mas nem todo mundo tem uma veterana legal. Aliás, se você tiver alguma dúvida, só perguntar nos comentários. Ajudarei no que puder.

Continuo quando me der vontade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo. Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então. Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação. No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção. Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma:

GoldenArt - "Parce qu'il faut que ça reparte..."

Eu ia começar o post com o resultado das campanhas BDA, mas, como "il faut que ça reparte" vamos a assuntos mais novos. Na semana das eleições e resultados, começaram de cara as campanhas pro BDE, equivalente do Centros Acadêmicos no Brasil. Com a diferença que aqui eles são levados a sério, e realmente trabalham pela universidade, organizando eventos, clubes, uma recepção de um mês inteiro e ainda representando os alunos perante a école. Dessa vez participaram 5 listas, sendo que apenas 2 eram sérias.  1) Os Born This Way, que estavam formados há muito tempo, e muito bem organizados 2) Os The Pink Pantheory (trocadilho com Big Bang Theory e a Pantera Cor-de-Rosa), que eram na verdade uma colcha de retalhos formada por uma lista BDA e uma lista BDS que foram eliminadas da concorrência - segundo os bureaux atuais, as campanhas não comportam mais que 4 listas. 3) Os Rugbeaux, que concorreram só pela piada, com a lista "Les Enfoirés" (algo como "canalhas&