Pular para o conteúdo principal

Pas d'Eiffel

   E, após uma semana de espera estuprando meu pobre botão F5, o veredicto: nem rolou. Meus pais ficaram um pouco preocupados, a linda da Priscila também, até sonhou comigo. Eu mesmo fiquei triste, mas não o suficiente pra parar ao invés de correr atrás do resto.



   Apesar de não ter dado certo, fiquei feliz pela Patty, que agora é uma francesa rica! Pra mim, o jeito agora é esperar a Brafitec e correr atrás da Peugeot e da Santander Universidades. Eu fiz a enorme cagada de perder a data das provas online da Fundação Estudar, porque estava esperando sair a Eiffel. Se tivesse feito talvez estivesse mais sossegado agora, mas, né, fazer o que.

  Felizmente a Brafitec cancelou a exigência de proficiência em Francês, que ia dar uma dor de cabeça imensa pra todo mundo daqui, já que ninguém nem tem francês pra isso, e o CEL só resolveu abrir a prova de última hora. Tinha gente indo até Curitiba fazer o exame.

   Falando em Brafitec, se entendi bem as entrelinhas do e-mail do Pissolato, estou meio "garantido". Ele falou em  fazer um ranking dos alunos que não pegaram Eiffel, e, se bem me lembro da lista que eu vi no dia da palestra, eu só estava depois dos meninos da FEA, e o que vai pra Lille conseguiu Eiffel.
    Das entrelinhas do Serpa deu pra abstrair q talvez role curso de francês ainda assim. Ia ser legal conseguir ir pra lá em Julho mesmo. Passear um pouco não faz mal a ninguém, né?

   Eu tinha planejado falar disso lá em cima, mas ia cortar o assunto no meio:
   Como eu citei lá em cima, a Priscila até sonhou que me consolava durante a aula de Conversão (porque, se é pra sonhar comigo, que seja em uma aula). Fiquei bastante feliz ao saber o quanto ela se preocupa comigo.
   Pode não ter nada a ver, mas eu tenho rido bastante essa semana com uma história da galera da Rep chamar ela de Mãe e o Renato de Pai por causa das caronas depois das aulas. Achei muito bom que não começaram comigo, eu ia ficar putaço. Eu mesmo não tô chamando eles assim não, mas é que engraçado é.






Acho que demoro um pouco até ter mais novidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

A longa jornada da Integração

Agora que finalmente acabou, posso finalmente me permitir um encontro com a máquina de escrever para tentar sintetizar todas as experiências desse começo do segundo ano letivo na França. Como ano passado, o primeiro mês de aulas é cheio de eventos. A maioria deles foi exatamente como no ano passado, a grande diferença é que eu estava do outro lado. Eu não fui o novato chegando, agora eu estou com os veteranos recebendo e acolhendo os que acabam de chegar. A seguir, um relato mal escrito e pouco claro sobre os eventos do último mês. Tudo o que estiver indecifrável foi proposital, com o intuito de proteger as pessoas envolvidas.

Je suis Charlie - Não deslegitimem essa luta para colocar outra discussão em pauta.

Por mais que eu evite postagens de teor político, por estar na França neste momento, não posso deixar de comentar sobre o atentado e toda a situação em torno do slogan "Je suis Charlie". Textos e reflexões sobre o ocorrido não faltam, mas me incomoda um pouco toda essa movimentação sobre o "Je ne suis pas Charlie". Por estar tão próximo da situação - na minha cidade, a primeira manifestação ocorreu em torno de 5 horas depois dos evento e tenho vários amigos em Paris -  me incomodam um pouco certas reações. Por favor, não tentem usar esse momento de defesa à liberdade de expressão e contra o medo para polemizar sobre questões de proteção de minorias e imperialismo. Não tentem deslegitimar um movimento cuja luta é outra. Para todos os que vem condenando o slogan, na minha opinião, a falha de compreensão é completa.  O slogan "Je suis Charlie" não busca o ostracismo dos franceses de religião muçulmana. É evidente para todos que o atentado é um ...