Pular para o conteúdo principal

Aceites, encaminhamentos e outros papéis

Conforme eu tinha dito no post anterior, agora é tempo de correr atrás da papelada da bolsa. Os 3 bolsistas Brafitec das Centrales ( eu e mais dois caras que vão pra Paris ), e os 3 da Supeléc estamos atrás de cartas de encaminhamento, aceite, e uns outros papéis avulsos. No meio tempo, estamos atrás de descobrir se eles pagam ou não curso de francês antes das aulas, um tópico que ficou pouco claro no Edital que eles nos mandaram.

Estamos com o prazo meio curto (até domingo), mas, pelo menos pros Centraliens, já está tudo meio certo, só falta o Coordenador do Projeto (vulgo Serpa) assinar. Pra galera da Supeléc, o buraco tá mais em baixo.

No caso, eles estão sem o aceite da instituição francesa. A Supeléc pediu essa semana uma tonelada de documentos pra enviar um aceite prévio, dizendo que o aceite oficial só sai em julho. Com esse prazo curto, é capaz que eles tenham problemas até para o visto!!

Na bem da verdade, de todos, só eu já tenho o aceite certinho. O dos outros dois Centraliens chegou, mas veio marcado "China" na carta. Imagina se a CAPES fica achando que tão querendo dar bolsa brasileira pra chineses, que bagunça?

Como procuro sempre dar o máximo de informação o possível, vou passar a lista dos documentos pedidos pela CAPES:

1) Plano de Atividades - Como a CAPES insiste que os intercâmbios tenham aproveitamento de créditos, é necessário fazer uma listinha de matérias a serem cursadas no exterior e suas equivalências com as matérias no Brasil.

2) Carta do Coordenador do Projeto - É uma carta assinada pelo Coordenador do DD no Brasil indicando o aluno para o programa. Ela contém uns outros detalhes, tipo os critérios utilizados, mas é tudo encheção de linguiça.

3) Comprovante de Proficiência no Idioma Indicado - Esse ano fomos dispensados desse requisito, mas recomendo fortemente aos futuros pleiteantes a DD que tenham pelo menos nível B1, pois parece que a partir do ano que vem o critério não vai mais ser aliviado.

4) Carta da Instituição no Exterior - É o famoso "aceite" da École. É um papel bem importante, que também vai ser utilizado na  entrada do CampusFrance. Gera muita dor de cabeça, pois nem todas as escolas mandam logo essa carta.

5) Histórico Escolar - Não precisa de muitas explicações, é um papel com as matérias que você cursou até agora.

Todos os documentos são solicitados em formato virtual, o famoso PDF. Tem também um formulário com vários dados, pede até a data de emissão do RG, então é bom preencher com tempo e os documentos todos à vista.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

A longa jornada da Integração

Agora que finalmente acabou, posso finalmente me permitir um encontro com a máquina de escrever para tentar sintetizar todas as experiências desse começo do segundo ano letivo na França. Como ano passado, o primeiro mês de aulas é cheio de eventos. A maioria deles foi exatamente como no ano passado, a grande diferença é que eu estava do outro lado. Eu não fui o novato chegando, agora eu estou com os veteranos recebendo e acolhendo os que acabam de chegar. A seguir, um relato mal escrito e pouco claro sobre os eventos do último mês. Tudo o que estiver indecifrável foi proposital, com o intuito de proteger as pessoas envolvidas.

Je suis Charlie - Não deslegitimem essa luta para colocar outra discussão em pauta.

Por mais que eu evite postagens de teor político, por estar na França neste momento, não posso deixar de comentar sobre o atentado e toda a situação em torno do slogan "Je suis Charlie". Textos e reflexões sobre o ocorrido não faltam, mas me incomoda um pouco toda essa movimentação sobre o "Je ne suis pas Charlie". Por estar tão próximo da situação - na minha cidade, a primeira manifestação ocorreu em torno de 5 horas depois dos evento e tenho vários amigos em Paris -  me incomodam um pouco certas reações. Por favor, não tentem usar esse momento de defesa à liberdade de expressão e contra o medo para polemizar sobre questões de proteção de minorias e imperialismo. Não tentem deslegitimar um movimento cuja luta é outra. Para todos os que vem condenando o slogan, na minha opinião, a falha de compreensão é completa.  O slogan "Je suis Charlie" não busca o ostracismo dos franceses de religião muçulmana. É evidente para todos que o atentado é um ...