Pular para o conteúdo principal

10pedidas em Geral

Fim de semestre apertando, todos correndo pra lá e pra cá...
E muitas, mas MUITAS despedidas MESMO. Infelizmente eu não posso ir em todas (aliás, to super em falta com a galera das Centrales, por ter acabado ficando em casa na despedida da Pati e do João). Mas são certas escolhas que eu teimo em fazer pra ficar mais tempo em casa com os meus pais, que já estão pirando totalmente com a minha partida. Por mais que ainda tenha um mês e tanto, eles já tem deixado transparecer a saudade por antecipação que vão sentir. Cada vez é mais difícil sair de casa no domingo pra voltar pra Campinas.

Como estamos em temporada de adeuses e tudo o mais, essa semana vamos aproveitar que tem a galera do CsF saindo do país também e fazer uma mega-despedida, um bota fora em alto estilo.
Quero só ver o momento choradeira que vai rolar. 

De histórias do intercâmbio, nestes tempos o mais legal foi ter ido pra SP tirar o visto, como já disse a Pati, o lugar é ultra high-tech, parece um prédio do futuro. Fica em off que eu quase perdi a hora da carona porque eu resolvi beber cerveja vendo o jogo da Libertadores no dia anterior. Ponto a esclarecer: eu nem gosto de futebol, só vejo pela galera e pela cerva. No fim o Coquinho liga e me acorda às 5h50 e deu tempo de chegar no posto pra carona das 6h. Se bem que o cara podia ter avisado que ia chegar só 6h30, mas, melhor isso do que eu perder a carona, sem dúvida.

No consulado foi bem fácil, apesar do atraso. Não tivemos a mesma sorte que a primeira leva de Centraliens, e nossos horários não só não foram adiantados, como tava tudo atrasado e a gente teve que esperar quase até a uma pra ser atendido. Ainda bem que a gente notou a demora e saiu pra tomar um Starbucks, senão....
Depois que fomos chamados, a mulher nem viu nada, só perguntou pra onde a gente ia e a bolsa e já foi quase dando o visto pra gente. Tirou nossas digitais e mandou voltarmos dia 2, tudo muito rápido.


Como eu já imaginava, o post de Itaipu virou história. Quem me conhece pessoalmente vai ouvir estórias e ver fotos, mas ficam só pra quem vier me perguntar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

A longa jornada da Integração

Agora que finalmente acabou, posso finalmente me permitir um encontro com a máquina de escrever para tentar sintetizar todas as experiências desse começo do segundo ano letivo na França. Como ano passado, o primeiro mês de aulas é cheio de eventos. A maioria deles foi exatamente como no ano passado, a grande diferença é que eu estava do outro lado. Eu não fui o novato chegando, agora eu estou com os veteranos recebendo e acolhendo os que acabam de chegar. A seguir, um relato mal escrito e pouco claro sobre os eventos do último mês. Tudo o que estiver indecifrável foi proposital, com o intuito de proteger as pessoas envolvidas.

Je suis Charlie - Não deslegitimem essa luta para colocar outra discussão em pauta.

Por mais que eu evite postagens de teor político, por estar na França neste momento, não posso deixar de comentar sobre o atentado e toda a situação em torno do slogan "Je suis Charlie". Textos e reflexões sobre o ocorrido não faltam, mas me incomoda um pouco toda essa movimentação sobre o "Je ne suis pas Charlie". Por estar tão próximo da situação - na minha cidade, a primeira manifestação ocorreu em torno de 5 horas depois dos evento e tenho vários amigos em Paris -  me incomodam um pouco certas reações. Por favor, não tentem usar esse momento de defesa à liberdade de expressão e contra o medo para polemizar sobre questões de proteção de minorias e imperialismo. Não tentem deslegitimar um movimento cuja luta é outra. Para todos os que vem condenando o slogan, na minha opinião, a falha de compreensão é completa.  O slogan "Je suis Charlie" não busca o ostracismo dos franceses de religião muçulmana. É evidente para todos que o atentado é um ...