Pular para o conteúdo principal

Intercentrales

E este fim de semana aconteceu o tão esperado Intercentrales. Na sexta-feira, das 19h às 2h de sábado, estavam chegando ônibus das mais distantes Écoles. Os últimos a chegar foram Marselha, com incríveis 13h de viagem de ônibus. Apesar de estar morto do "Tonus Échec" da noite anterior, acabei ficando acordado até as 2h da manhã, mas não na concentração, que, por sinal, era só as fanfarras tocando. 

Nesse dia eu e a Aline, que tínhamos pego emprestado o forninho da Pati pra fazer pizza pro MIAM do nosso grupo (uma festa estilo americano, em que cada um traz um prato ou bebida), decidimos aproveitar mais o forno e fazer panquecas (que viraram crepes no fim). Eu resolvi chamar o Chello, porque já estava querendo falar com ele desde o começo da semana, e não tava rolando até então. Depois de um longo jantar ( começamos pelas 20h e fomos parar de vez só as 23h30 ), fomos buscar uma amiga dele que tinha chegado de Paris, a Carol. Daí fomos conhecer a casa dele, que é do lado do Rafa Conte e da Júlia. Após muito papo, eu e a Aline resolvemos voltar, pra poder ver os jogos de manhã no dia seguinte. 



Até parece que rolou, acordamos pra lá das 11h, e fomos nos jogos da tarde. O primeiro jogo que vimos foi o da Júlia, que levou o time inteiro de futebol feminino nas costas. Foi ela entrar em campo e saíram 4 gols seguidos, sem descanso pras pobres meninas de Lille. Dalí, seguimos para o jogo de volley, onde a Fanfrale estaria tocando. Vimos um pouco o masculino ( Nantes ganhando de Lyon ), e o feminino ( Nantes perdendo FEIO pra sei lá eu quem ). A galera se separou e acabou que eu fui ver o Handbol masculino com a Larissa e o capitão do time de vôlei de Lyon, que é da UNICAMP. 

À noite, ficamos um pouco na Rez, depois partimos pra Motte Rouge e de lá pro centro, pro vestiaire. Acabou que não ficamos em nenhum, e pegamos o tram pra voltar pra Rez. Dessa vez deu pra acordar cedo e ver o jogo da manhã, a "final" do fut feminino. Final entre aspas porque era o jogo decisivo, apesar de o campeonato ser todos contra todos. Nantes contra Lyon, os dois times que contavam com brasileiras como armas secretas. A Júlia por Nantes e uma amiga dela, a Liana, por Lyon.




Estávamos muito confiantes na Júlia, mas acabou que as outras meninas jogavam tão mal, com um posicionamento tão ruim, que ela ficava de mãos atadas, marcada por 3 meninas o tempo todo. Como ela era a única que tinha alguma chance de chegar no gol, acabou que tomamos 2 gols feíssimos, a gente ficou muito puto de ter perdido depois do gol digno de bola cheia da Júlia.

Uma coisa que me surpreendeu foi que além de ter pouca gente torcendo ( isso se explica porque cada École tinha número limitado de vagas, ou seja, só vinham os jogadores praticamente ), as pessoas não estavam bebendo, todos sóbrios durante os jogos - "sauf" a Fanfrale, óbvio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

A longa jornada da Integração

Agora que finalmente acabou, posso finalmente me permitir um encontro com a máquina de escrever para tentar sintetizar todas as experiências desse começo do segundo ano letivo na França. Como ano passado, o primeiro mês de aulas é cheio de eventos. A maioria deles foi exatamente como no ano passado, a grande diferença é que eu estava do outro lado. Eu não fui o novato chegando, agora eu estou com os veteranos recebendo e acolhendo os que acabam de chegar. A seguir, um relato mal escrito e pouco claro sobre os eventos do último mês. Tudo o que estiver indecifrável foi proposital, com o intuito de proteger as pessoas envolvidas.

Je suis Charlie - Não deslegitimem essa luta para colocar outra discussão em pauta.

Por mais que eu evite postagens de teor político, por estar na França neste momento, não posso deixar de comentar sobre o atentado e toda a situação em torno do slogan "Je suis Charlie". Textos e reflexões sobre o ocorrido não faltam, mas me incomoda um pouco toda essa movimentação sobre o "Je ne suis pas Charlie". Por estar tão próximo da situação - na minha cidade, a primeira manifestação ocorreu em torno de 5 horas depois dos evento e tenho vários amigos em Paris -  me incomodam um pouco certas reações. Por favor, não tentem usar esse momento de defesa à liberdade de expressão e contra o medo para polemizar sobre questões de proteção de minorias e imperialismo. Não tentem deslegitimar um movimento cuja luta é outra. Para todos os que vem condenando o slogan, na minha opinião, a falha de compreensão é completa.  O slogan "Je suis Charlie" não busca o ostracismo dos franceses de religião muçulmana. É evidente para todos que o atentado é um ...