Pular para o conteúdo principal

GoldenArt - "Parce qu'il faut que ça reparte..."

Eu ia começar o post com o resultado das campanhas BDA, mas, como "il faut que ça reparte" vamos a assuntos mais novos. Na semana das eleições e resultados, começaram de cara as campanhas pro BDE, equivalente do Centros Acadêmicos no Brasil. Com a diferença que aqui eles são levados a sério, e realmente trabalham pela universidade, organizando eventos, clubes, uma recepção de um mês inteiro e ainda representando os alunos perante a école. Dessa vez participaram 5 listas, sendo que apenas 2 eram sérias. 

1) Os Born This Way, que estavam formados há muito tempo, e muito bem organizados
2) Os The Pink Pantheory (trocadilho com Big Bang Theory e a Pantera Cor-de-Rosa), que eram na verdade uma colcha de retalhos formada por uma lista BDA e uma lista BDS que foram eliminadas da concorrência - segundo os bureaux atuais, as campanhas não comportam mais que 4 listas.
3) Os Rugbeaux, que concorreram só pela piada, com a lista "Les Enfoirés" (algo como "canalhas", "bastardos", "fdps")
4) Os Fanfarrões (caras da Fanfarra), que concorrem também pela piada, com a "Simpliste" (simplista mesmo, mas a idéia era fazer um trocadilho com o apelido de um dos integrantes, Simplé)
5) Um cara do segundo ano de sobrenome URSO, que aproveitando-se da sua popularidade fez um vídeo e fez uma falsa candidatura ( lista "bidon" ou "fake" em francês). O resultado me lembrou um pouco o Brasil, onde mulheres-pêra e palhaços se candidatam.
Foi uma semana muito boa, acabou que mesmo perdendo nos divertimos muito, inclusive nos juntamos a lista ganhadora, os Pixarts, pra fazer uma soirée de allôs, na qual chamamos todas as listas (até o URSO veio). Nesse dia colocamos mais de 40 pessoas num apê com um só quarto e uma sala, foi épico. Quando dissemos pras listas que éramos 2 listas e estávamos em 40 eles mandaram batalhões, veio inclusive o presidente dos pinks (Manu, amigo nosso, por sinal) e trouxeram a Pantera (um dos meus colocs, numa fantasia de pantera cor-de-rosa, o mascote da lista). Em um dado momento tinha 12 pinks e pelo menos uns 7 BTW, fora nós. Nesse dia acabei ficando pelo centro mesmo, já que fomos dormir as 6h30. Claro que matei as aulas do dia seguinte.

Aliás, foi outra semana em que acabei dormindo mal pra caramba. Afinal, o nosso trabalho estava acabado, mas queríamos aproveitar ao máximo o trabalho dos outros. Assim sendo, segunda-feira fizemos allôs, terça fui ao tônus dos BTW, quarta mais allôs, quinta tonûs Pink, sexta allôs, sábado allô e jantar com os brasileiros e depois na casa de um francês do duplo-diploma Manager, e domingo ainda sobrou energia pra ir no centro passear na festa de São Patrick. Os bares do centro estavam todos movimentados, e todo mundo com seu chapéu verde, muito divertido.

Voltando ao assunto das campanhas, eu podia dizer que não tive dúvida nenhuma pra votar pros Pinks, já que eles tinham as duas brasileiras, mas estaria mentindo. Eu tinha bem claro na minha cabeça que meu critério exclusivo de escolha seria a capacidade de fazer uma recepção decente pros alunos estrangeiros, sem repetir o Epic Fail da Hai Tin. Escolher a Aline e a Larissa parecia óbvio, mas fiquei bem em dúvida quando na sexta durante o jantar brasileiro no centro - no qual João, sua namorada Marcela e Maurício brilharam num strogonoff e sobremesas top - veio uma BTW muito gente boa no allô e me perguntou da recepção no começo do ano, e então começamos nesse assunto. Ela me passou muita confiança, mas depois eu fui pesar o que TODOS os outros da lista diziam sobre o assunto - "nem imagino", ou "ah, é com a responsável" - escolhi votar Pink. 

Além disso, o presidente deles é gente boa, enquanto o outro tem uma cara de entojado que eu não ia aguentar ver o ano todo. Só pra não deixar passar batido, outro ponto de tensão: um dos meus colocs era Pink e o outro BTW. Durante a semana foi normal, mas após o resultado o clima tá um pouco mais pesado, confesso.

Finalmente, pra fechar a parte BDE: fiz a escolha certa, e, após uma pequena tristeza pros BTW no primeiro turno ao terem menos votos que o URSO (me lembrou ainda mais o Brasil, onde os palhaços que se candidatam são eleitos), o golpe fatal para os Gaga veio na terça-feira, com um total de quase 60% pros Pinks.

Nesse momento estão rolando as campanhas BDS, até agora a concorrência está muito boa, se não fosse pela lista com brasileiros estaria morrendo de dúvida nesse momento. Mas como ainda tem a outra lista dos estrangeiros estou só com um pouco de dúvida.

E é só no meio da semana BDS que tenho tempo de contar o resultado das campanhas BDA, que tanto me deram prazer, trabalho e frio na barriga. Mais os dois primeiros que o último. Como não compensa guardar suspense disso, vou falar logo na introdução que perdemos. Com toda dignidade, no segundo turno, com uma diferença de apenas 10% , pouco mais de 60 votos. 

Se for pra choramingar, diria que a culpa foi da Fanfrale, que fez o favor de divulgar na véspera do segundo turno, plena exibição dos filmes do BDE, que o presidente da lista era quem eles tinham acabado de eleger presidente da fanfarra. Eu tendo a crer que uma parte dos indecisos que votariam para nós foram arrebatados pelo argumento de que ele não ia aguentar duas presidências ao mesmo tempo.

Não que isso fosse argumento o suficiente, visto que ao todo somos uma equipe muito bem equilibrada de 22. Além disso, na nossa opinião (imagino que falo pela lista toda), isso mostra o engajamento dos membros da lista em atividades na école. Afinal, temos ainda o presidente da empresa júnior, a do clube de fotografia, os do jornal, e é capaz de termos ainda alguns outros que eu nem saiba.

PS: Temos a presidente do clube ChinAmour! Viva Léa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo. Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então. Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação. No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção. Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma:

Fast-Forward 2ª Temporada

Como, mais uma vez, tudo voa nessa École e eu nunca paro pra escrever, uma lista dos posts/coisas que eu não posso esquecer de jeito nenhum: 2.0 - Viagem UK+Irlanda (vai bens uns 3 posts aí...) 2.1 - Stage Tech' 2.2 - Soutenances de Stage e o Despedida dos EI2 2.3 - De novo os Escoteiros (e como acabaremos falando de Harry Potter e Minions no mesmo post) 2.4 - Procura de Estágio e o Vídeo-Currículo 2.5 - Documentário: Entrevistado na École 2.6 - Um Musical 2.7 - Brasil ( logo mais ) 2.8 - Novas Campanhas Por hora é só o que lembro (já vai dar pano pra manga isso aí)