Pular para o conteúdo principal

Um parágrafo sobre minha experiência Escoteira fora do país

Uma jornalista grande amiga minha me pediu pra fazer um parágrafo pra colocar na página do meu Grupo Escoteiro contando o que eu achei desse tempo numa unidade escoteira aqui na França. Logo, pensei eu, nada melhor do que já colocar isso num texto pro blog. Apesar do atraso (tinha prometido pra sábado, maior vergonha) o texto saiu há 15 dias.

Depois de alguns meses de intercâmbio, assim que já estava mais acostumado com o idioma e com o modo de vida, comecei a procurar um Grupo Escoteiro. Então, descobri que na França existem várias organizações praticando escotismo reconhecidas pela WOSM. Eu acabei me tornando chefe na “SGDF” (sigla para “Scouts et Guides de France” ou “Escoteiros e Bandeirantes da França” em português). Até esse momento, ser chefe de lobos nunca tinha sido uma opção pra mim, já que não levo muito jeito com crianças. Aliás, como nunca fui lobo, mal podia imaginar como funciona essa seção. Felizmente, pude ir descobrindo com os outros chefes da alcatéia, todos da minha idade e tão inexperientes quanto eu.
Colocando a mudança de idioma a parte, eu diria que o escotismo é praticado de uma maneira diferente, mas o escoteiro é muito parecido. Os valores e ideais que aprendi ao longo dos meus anos de atividade no Utu-Guaçu me identificam muito mais do que as diferenças na pedagogia são capazes de me diferenciar dos irmãos escoteiros franceses. Como membro de chefia, passo o tempo todo por dificuldades como preparar uma atividade que não sei se vai dar certo ou um jogo que irá por água a baixo se chover, etc. Enquanto preparamos as atividades, busco pensar no que fariam os grandes chefes que me guiaram durante todos estes anos, e sempre encontro na memória algo que me marcou, e tento aplicar ao que estamos fazendo. Em especial, o tempo de sênior me permitiu trazer ótimos personagens com línguas indígenas – a surpresa no rosto dos jovens é inexplicável.Neste mês de agosto, pude participar de uma atividade com a alcatéia do Utu-Guaçu. Foi bem novo pra mim, uma vez que na França não se faz o Grande Uivo nem nada parecido. Pude notar o quanto os chefes do grupo, mais experientes que os do meu grupo na França, conseguem manter o foco dos jovens, permitindo atividades mais flúidas, com menos tempo perdido pedindo atenção. Já a energia e vontade das crianças é a mesma. O lobinho está sempre alegre não importa de onde seja."



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Certidão de Movimentos Migratórios

Atenção: este post também está disponível  Decifrança , já com o compilado dos comentários! Após alguns anos sem escrever nada por aqui, resolvi fazer um post pra dar toda a informação que eu tenho sobre a última etapa do processo de intercâmbio: a prestação final de contas após o período chamado 'interstício', no qual os beneficiários de bolsas da CAPES devem ficar no país. Para quem tem outras dúvidas, existe um FAQ da CAPES neste link Como algumas pessoas tem me perguntado resolvi fazer um passo a passo de como fiz para obter minha Certidão de Movimentos Migratórios , um dos documentos obrigatórios para encerrar o processo. Pra entender mais os detalhes e, de lambuja, um pulo do gato para conseguir (sim, é possível!) o documento, continue lendo =]

Ganhando uma Vaga nas Centrales - Parte 2

Voltando aqui pra falar mais um pouco sobre intercâmbios.  A idéia pra este post veio de um papo com um "bixo" que tem me perguntado bastante sobre o processo todo. Conversando, percebi que parte da dúvida era quanto aos requisitos e época das inscrições. Lá vai, então. Como eu disse, minha """especialidade""" é Centrales, e conheço um pouco mais da Supeléc porque prestei pra lá, então das outras tenho pouca informação. No outro post eu falei um pouco das Écoles, agora vou falar em específico dos processos se seleção. Para todas elas, é importante ter um Currículo (CV ) e uma Carta de Motivação, ambas em inglês ou francês. Agora detalhes de cada uma:

GoldenArt - "Parce qu'il faut que ça reparte..."

Eu ia começar o post com o resultado das campanhas BDA, mas, como "il faut que ça reparte" vamos a assuntos mais novos. Na semana das eleições e resultados, começaram de cara as campanhas pro BDE, equivalente do Centros Acadêmicos no Brasil. Com a diferença que aqui eles são levados a sério, e realmente trabalham pela universidade, organizando eventos, clubes, uma recepção de um mês inteiro e ainda representando os alunos perante a école. Dessa vez participaram 5 listas, sendo que apenas 2 eram sérias.  1) Os Born This Way, que estavam formados há muito tempo, e muito bem organizados 2) Os The Pink Pantheory (trocadilho com Big Bang Theory e a Pantera Cor-de-Rosa), que eram na verdade uma colcha de retalhos formada por uma lista BDA e uma lista BDS que foram eliminadas da concorrência - segundo os bureaux atuais, as campanhas não comportam mais que 4 listas. 3) Os Rugbeaux, que concorreram só pela piada, com a lista "Les Enfoirés" (algo como "canalhas&